segunda-feira, 4 de junho de 2018

Muitas  vezes traduzida como “entrelaçada” ao conceito do Darma, a Kundalini refere-se a uma forma de energia primária que está localizada na base da coluna vertebral.
animatedchakras2
Kundalini é uma energia latente no corpo humano que fica na base da coluna vertebral. Quando esta força está “desperta”, ela pode ser transportada para cima ou para baixo, juntamente com o eixo central do corpo (coluna) em direção ao Chakra da Coroa(Sahasrara).
A tradição tântrica menciona a existência de sete centros de energia, sendo todos estágios ou fases do processo de criação. Em sânscrito, o adjetivo Kundalini significa ‘circular’ enquanto que no Tantra de Tantrasadbhava o termo significa ‘anel, bracelete ou bobina’. Os Upanishads de Yoga descrevem a Kundalini como “entrelaçada” a base da espinha e é representada por uma cobra ou serpente.
kundalini-yoga
Como em qualquer energia de criação (prana, eletricidade, átomos), essa energia também pode ser ativada e mesmo usada indevidamente por aqueles que não são motivados espiritualmente ou não completaram este processo e, portanto, não estão livres de padrões pessoais.
“Numerosas passagens descrevem a experiência do despertar da Kundalini. Quando despertada, é dita subir do chakra de Muladhara através do Nadi central (chamado Sushumna) dentro ou ao longo da coluna vertebral e atingindo o topo da cabeça. O progresso da Kundalini através dos diferentes chakras leva a diferentes níveis de despertar e experiências místicas até a Kundalini finalmente chegar ao topo da cabeça, Sahasrara ou chakra da coroa, produzindo uma transformação de consciência extremamente profunda”.
Swami Satyananda Saraswati Índia: Bihar School of Yoga. pp. 34-36.
Muitas vezes a Kundalini sobe para além do topo da cabeça. Uma vez lá provoca a aparência de um estado místico de consciência, um êxtase indescritível, no qual a dualidade cessa.
A Kundalini reside no corpo de cada pessoa na aparência do Poder Transcendental que precede e acessa todo o Macrocosmo – toda uma estrutura complexa, particularmente o mundo  ou o universo,  contrastados como uma  pequena ou simbólica parte. Esse poder existe em todos os lugares do Universo. O despertar da Kundalini é dito  emergir da meditação profunda e consequentemente iluminação e felicidade.
A matéria, a vida e a consciência são apenas graus diferentes (e com diferentes frequências de vibração) da revelação de um poder adormecido da Kundalini. Dizem que mesmo em um átomo, podemos encontrar evidências de Kundalini “inundando” o núcleo.
Além disso, o poder divino (Mahavidya) engloba as formas das almas individuais limitadas no espaço-tempo, como também as forma da matéria, envolvendo-se ou, em outras palavras, entorpecendo-se nelas.
No entanto, a transcendência é alcançada, somente quando a Kundalini ascende completamente da base para seu lugar ideal na cabeça ou além (Sahasrara).
Como muitos outros ensinamentos espirituais antigos do mundo, o TANTRA YOGA examina o ser humano como um verdadeiro reflexo do macrocosmo. O poder universal, ilimitado e não localizado está presente no ser humano.
Quando a Kundalini sobe à cabeça, a “graça” é vivida e uma luz muito intensa é percebida. A luz que acompanha o despertar da Kundalini é uma das constantes da experiência espiritual revelada pelos místicos de todas as tradições religiosas.
Em 1971, Gopi Krishna confirmou o seguinte:
“Sempre que direciono meu olho de conhecimento mental para o meu ser interior, invariavelmente percebo uma luz brilhante dentro e fora da minha cabeça, em uma vibração constante e constante, como se fosse um brilhante e extremamente sutil A substância subiu a coluna vertebral e se estende para dentro e para fora do crânio, enchendo-a e cercando-a com radiação indefinível “.
As tradições Yogi fazem uma diferenciação entre o despertar parcial e o despertar total da energia Kundalini. Enquanto o despertar parcial pode levar a múltiplas manifestações, tanto físicas como mentais, a ascensão total da Kundalini ao centro da Sahasrara despertará o verdadeiro ímpeto para a realização de Deus (ou libertação espiritual) e trará a revolução muito desejada para a consciência.
Pranayama-Kundalini.jpg
Só então o corpo pode transcender o êxtase puro e perfeito da iluminação. O despertar do poder da Kundalini é acompanhado por diferentes sensações e experiências.
Há um forte sentimento de calor (se a Kundalini acorda e sobe para a Pingala Nadi)  uma sensação de frio (se a energia sobe Ida Nadi) primeiro pelas costas e depois pelo corpo.
A entrada da Kundalini no canal da coluna vertebral central chamado de Sushumna é acompanhada por um sentimento específico de unificação que é sentida ao nível de todo o ser e pode até causar falta de respiração por um curto período de tempo.
Quando a Kundalini chega ao Chakra Anahata, as palpitações cardíacas podem ser gravadas. Pode haver uma sensação de formigamento nos dedos e às vezes o corpo inteiro começa a tremer.
Como tradicionalmente dito, isso pode ser percebido na parte de trás da cabeça, por vezes, ser como a caminhada lenta de uma formiga, como o movimento serpentino de uma serpente.
Todos esses sinais são mencionados nos scripts tradicionais do hinduísmo, especialmente aqueles de Yoga e Tantrismo. O sábio e excelente Yogi Ramakrishna, um dos maiores mestres do misticismo na Índia moderna, descreveu suas experiências com a Kundalini em termos quase semelhantes.
O professor espiritual Meher Baba enfatizou a necessidade por um mestre quando tentando ativamente despertar Kundalini:
“Kundalini é um poder latente dentro do corpo superior. Quando despertado perfura através dos seis chakras ou centros funcionais e os ativa. Sem um mestre, o despertar da Kundalini não pode levar muito longe no Caminho; e esse despertar indiscriminado ou prematuro é repleto de perigos de auto-engano, bem como de desvio de poder.A Kundalini permite que o homem atravesse conscientemente os planos inferiores e, em última instância, se funde no poder cósmico universal do qual faz parte, a qual muitas vezes é descrita como Kundalini …O ponto importante é que a Kundalini desperta é útil apenas até certo nível, após este ponto não pode garantir novos progressos. Não pode dispensar a necessidade da graça de um Mestre Perfeito. “
– Feixes de Meher Baba no Panorama Espiritual.
chakra-600x400
Dizem que uma vez que a Kundalini desperta, não volta a dormir de novo. Pode não ser tão forte como quando ela entrou em erupção, mas há alguns que acham que existe um refluxo definitivo que fluem com a experiência ao longo do tempo.
A longo prazo, à medida que Kundalini migra através do corpo sutil fazendo melhorias e trazendo consciência de diversos problemas físicos / emocionais / espirituais à que a pessoa precisa atender, a maioria das pessoas observa mudanças drásticas em sua experiência de vida em geral.
Essas mudanças nunca são negativas e estão sempre no melhor dos interesses da pessoa afetada, mas para alguns, especialmente aqueles que despertaram espontaneamente sem conhecimento prévio da Kundalini, o processo de longo prazo pode ser assustador.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arcanjo Miguel Ajuda-me

Nath: Arcanjo Miguel Ajuda-me!

Nath: Arcanjo Miguel Ajuda-me!

Yoga